Início > Noticias > A mídia do Hip-Hop se reúne

A mídia do Hip-Hop se reúne

Na última terça-feira (07/04) às 19h, aconteceu em São Paulo, no Espaço Metrópole onde acontece o H4 (Hip-Hop Happy Hour), um encontro entre alguns dos responsáveis por meios de comuncação especializados em Hip-Hop.

Estavam presentes Freitas (Radar Urbano e Gospel Hip-Hop), Alexandre Simões e AD (Mundo da Rua) acompanhados do assessor do rapper Sniper, Daniel Cunha (Perraps) e Marcílio (Programa Freestyle). Por conta de um encontro que eu havia marcado uma hora antes desse, também acabaram participando de parte do encontro Enézimo e DJ Nato PK (Pau-de-dá-em-doido).

A idéia do encontro surgiu após uma mensagem do Freitas, hoje cuidando do conteúdo do Radar Urbano e do Gospel Hip-Hop, mas durante quase 10 anos ele ficou a frente do Real Hip-Hop. Preocupado com os rumos dos veículos de comunicação especializados em Hip-Hop, ele enviou um email para todos nós explicando a sua preocupação e a necessidade de uma troca de idéias.

Realmente não está fácil a situação do Hip-Hop brasileiro, pouca coisa tem acontecido, tanto boas quanto ruins. Se nada acontece, não tem informação, ai muitos sites e blogs precisam ficar colocando apenas informações internacionais. O pouco de informação nacional acaba sendo pouco disseminada, não apenas por culpa dos veículos, mas também pelos artistas que não tem um trabalho de assessoria de imprensa.

Foi discutido também, a ausência dos veículos de comunicação em eventos importantes, mas essa ausência não é porque eles não querem cobrir os eventos e sim porque a organização sequer faz o credenciamento da imprensa especializada. Na maioria das vezes os jornalistas, fotógrafos e repórteres precisam pagar a entrada para poder fazer uma cobertura.

Em todos os pontos abordados, a questão principal e em comum entre todos eles, é a falta de um elo de ligação entre os veículos especializados e os artistas (MCs, DJs, Dançarinos e Grafiteiros). Esse elo normalmente é uma assessoria de imprensa. Sabemos que a grande maioria dos grupos não está em condições de ter uma, mas isso pode ser feito recolhendo todos os contatos da mídia especializada. Basta enviar um email de pauta para todos sempre que houver uma nova informação, a informação será ou não publicada, de acordo com os critérios de cada veículo.

Acontecerão outros encontros como esse, ficou no ar a idéia de fazer um com a participação de artistas ou até mesmo um seminário sobre o assunto. Muito obrigado a todos que compareceram.

  1. 12 abril, 2009 às 6:08 pm

    O diálogo é sempre importante. Seja entre o MC e ouvinte, o cara que escreve em um site e seu leitor, o fã e a cultura hip hop e por ai vai.

    Mais um passo importante para que o hip hop tenha o seu devido espaço e respeito.

    Parabéns à todos.

  2. 15 abril, 2009 às 8:52 pm

    Tem vários pontos a serem discutidos, é muito fácil a mídia falar que não procuramos eles. Mas procurar será que virá? Para distorcerem os fatos, mentindo em seus veículos? Eu não cederia espaço para alguns veículos de comunicação por várias questões.
    Não ter informações novas para ser colocada , discordo totalmente, tem e muita informação para ser colocada nos sites que cuidam do hip hop.
    Questão de ter que pagar para fazer a cobertura do evento. Aí quem está regredindo é o pessoal que está fazendo a matéria, fazer a matéria de graça não vira nunca. Eu não faço.
    E que falta os grupos dar mais atenção para a assesoria de imprensa aí concordo totalmente.
    Mas toda discussão é bem válida para o crescimento da comunicação dentro desta cultura. Todos os lados ganham, agora esperar que os grandes veículos de comunicação irão ceder espaço para o hip hop é uma utopia.

  3. 15 abril, 2009 às 8:58 pm

    Caracas escrevi errado assesoria é assessoria, não tem como voltar.
    Um grande problema que acontece muitos nos veículos são erros de português. Também não sei escrever corretamente. Mas deveria porque o português é minha língua de prestígio.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: