Início > Resenhas > Enézimo – Um Cara de Sorte

Enézimo – Um Cara de Sorte

 

Capa do disco "Um Cara de Sorte"

Capa do disco "Um Cara de Sorte"

Artista: Enézimo
Título: Um Cara de Sorte
Gravadora:  Pau-de-dá-em-doido Entretenimento

Para quem escreve sobre Rap, é sempre uma satisfação falar sobre trabalhos produzidos por artistas que entendem e conhecem bem a música que fazem. Falo isso porque vejo muitos discos de Rap serem lançados, comentados e divulgados nos meios especializados como os grandes lançamentos dos últimos anos. Fico curioso em saber os critérios usados para avaliar um disco de Rap, não acho que um grupo sem DJ, por melhor que seja, possa ser considerado um grande grupo… mas enfim, vamos ao que interessa.

Enéas, do grupo Armagedom, agora Enézimo, lançou um disco solo, o primeiro de uma carreira de quase 20 anos, desde a formação do grupo Master of Rap, com seu parceiro Preto R. O trabalho com o Armagedom veio após o término de um outro grupo, o Irmãos de Verdade e foi com o Armagedom que Enéas conseguiu reconhecimento e respeito na cena. Dessa forma conseguiu que todos também ficassem conhecendo também o selo PDD (Pau-de-dá-em-doido).

De acordo com ele, o nome Enézimo representa o “potencializador de idéias”, que mesmo em carreira solo não está sozinho. Seu parceiro nesse disco é o DJ Nato, grande revelação como DJ e produtor. Apenas uma das faixas do disco, a “Tamu junto”, que tem a participação do DJ Jerry (Clã Leste DJs), foi gravada e mixada pelo DJ QAP (SP Funk). A masterização ficou por conta do nome mais importante quando o assunto é gravação e mixagem de Rap, Vander Carneiro.

São 18 faixas, dessas uma é um interlúdio com depoimentos de Enézimo sobre o Rap e o preconceito, o título é “Fatos”. O disco começa com “A rua invade”, uma abertura em grande estilo onde de cara nota-se que é um disco de Rap de raiz, refrão com scratches e colagens feitas por um bom DJ que também produz os instrumentais e um MC com swing e boas rimas. Seu lado espiritualista fica bem claro nas faixas “Deus está comigo” e na “Alemdaalma”, onde foi usado um trecho da música “Minha alma” do grupo O Rappa. A já citada “Tamu junto” é do tipo que levanta a galera em shows, refrão fácil de decorar, muitas colagens e um scratch a cada vez que o sample aparece.

Até chegar ao final do disco é grande a participação do DJ Nato, que vai além dos beats, outro grande destaque do disco é Arnaldo Tifu, que participa da faixa “Mãos pra cima”, essa com trecho da música “Mãos” de Almir Guineto. Tifu também participa da faixa “Passa mal” junto com o Beat Box Borracha, que fez as colagens e scratches nesse som. Devido ao seu envolvimento com o Basquete, Enéas fez uma faixa em homenagem ao esporte com a participação de Nenê na percussão, a versão dessa música é a “Hip-Hop de Mesa”, nome do Projeto que eles realizam semanalmente em Santo André, trazendo sempre MCs convidados.

Stefanie e Maxmusicamente participam da música “Vivendo descansando em paz”, o romantismo está presente em duas músicas, uma delas é “Tem que ter coragem” com refrão cantado por Cacau e a outra é “Me lembro”, onde usaram Marisa Monte no refrão. A explicação sobre o nome do disco está na faixa título onde Enézimo explica o porque de ser “um cara de sorte”. A mistura do Rap com a música brasileira está na faixa de pouco mais de um minuto “Paradoxal”, que conta mais uma vez com a percussão de Nenê. Sagat, Nego Vando (Utime) e Preto-R participam da música “Tá faltando”, onde cada um rima sobre o que falta para o progresso, evolução e vitória em diversos segmentos da sociedade e na vida pessoal. As três últimas músicas do disco são: “PDD”, “Corra” com a participação de Markão II (DMN) e uma das melhores do disco e “A força das palavras” com a participação de Carlus Avonts e Bruno Cabrero.

Esse é um disco que vale a pena adquirir, não só pela qualidade, mas também para prestigiar um artista que vem colaborando significativamente com a Cultura de Rua há muitos anos, veja os links relacionados.

Escute trechos de todas as faixas
Adquira o disco na Loja Central H2
http://www.myspace.com/enezimo

padanggif1

Categorias:Resenhas
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: